O Programa Emprega + Mulheres possui como objetivo à inserção e à manutenção de mulheres no mercado de trabalho por meio de implementação de medidas para apoio à parentalidade na primeira infância, apoio à parentalidade por meio da flexibilização do regime de trabalho, qualificação de mulheres, em áreas estratégicas para a ascensão profissional, apoio ao retorno ao trabalho das mulheres após o término da licença maternidade, reconhecimento de boas práticas na promoção da empregabilidade das mulheres, prevenção e combate ao assédio sexual e a outras formas de violência no âmbito do trabalho e estímulo ao microcrédito para mulheres.
Dados da Fecomércio MG apontam o abrandamento da pandemia como o principal impulsionador de vendas Brinquedos, livros, jogos, eletrônicos, roupas, calçados e artigos esportivos são alguns dos presentes mais esperados pelo público infantil no Dia das Crianças. Essa expectativa e a alegria que a infância transmite nessa data traz grande apelo afetivo, o que gera, consequentemente, impacto para o comércio. Em Minas Gerais, esse período afetará 38,91% dos empresários do comércio varejista. Os dados são da pesquisa “Expectativas do Comércio Varejista — Dia das Crianças 2022”, realizada pelo núcleo de Estudos Econômicos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG). Segundo o estudo, o abrandamento da pandemia é o principal motivador para as expectativas positivas. “Além da flexibilização e retomada do comércio, o apelo emocional e comercial junto às crianças é um grande impulsionador das vendas. Por isso, muitos estabelecimentos devem investir em ações para atrair mais consumidores. Além disso, trata-se de um período em que ocorrem muitos lançamentos com foco não só no Dia das Crianças, mas também nas datas comemorativas que vem a seguir, como Black Friday e Natal, o que torna esse um momento estratégico para o comércio”, explica a economista da Fecomércio MG, Gabriela Martins.
Com a flexibilização da pandemia, as atividades turísticas em terras mineiras aumentaram de forma exponencial, atingindo 45,2% no primeiro semestre de 2022, segundo IBGE “Oh, Minas Gerais! Quem te conhece não esquece jamais”. Os versos da música de Tonico & Tinoco ilustram todas as riquezas que o estado tem para oferecer. Com o Dia Internacional do Turismo sendo celebrado na próxima terça-feira (27), é um momento para destacar como Minas Gerais tem se tornado um dos principais destinos visitados pelos brasileiros por oferecer opções de aventura, lazer, cultura e gastronomia. A pandemia do Covid-19 impactou fortemente o setor de turismo, mas dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o estado mineiro tem conseguido se recuperar. Pelo segundo mês consecutivo, Minas foi a segunda unidade da federação que registrou o maior crescimento no Índice de Atividades turísticas, atingindo 45,3%. Ao se pensar em todo o setor, ocorreu um crescimento de 45,2% no primeiro semestre. “Podemos dizer que o turismo foi um dos segmentos que mais sofreu nesse período. Hoje, é possível perceber uma aceleração do setor. Com a flexibilização, a população tem voltado a viajar. Essa retomada é fundamental, pois o turismo é um impulsionador de outros segmentos como bares, hotéis e varejo”, afirma a presidente do Sindicato do Comércio Varejista de São Lourenço e diretora da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG), Valéria Clara de Oliveira Carmo Ao se pensar no ano anterior, o estado teve um aumento de 58,9% nas atividades turísticas. Vale destacar que tais números positivos foram alavancados, principalmente, pelos segmentos de transporte aéreo e rodoviário de passageiros, restaurantes, hotéis, locação de automóveis e serviços de bufê, segundo apuração da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS). “Minas Gerais é um estado com muitas riquezas para oferecer no âmbito turístico. Por isso, para o próximo ano, o setor é um foco de atenção. O objetivo é alcançarmos resultados cada vez mais positivos e que o nosso estado possa se tornar uma referência nacional”, destaca Valéria Clara de Oliveira Carmo.
Medida é facultativa e foi deliberada de forma colegiada; Sejusp divulga planejamento operacional para reforço da segurança pública durante o pleito do próximo domingo A Federação de Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) informa aos seus representados que a venda e o consumo de bebidas alcoólicas em está liberada no próximo domingo (02/10), quando ocorrerá o primeiro turno das eleições 2022. A informação foi divulgada hoje (28/09), pelo governo de Minas Gerais. De acordo com o texto, a decisão foi tomada de forma colegiada pelo governo de Minas e pelas forças de segurança do estado e está alinhada com o Gabinete Institucional de Segurança (GIS) do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG). Em nota, a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, afirma que, o estado não editará, neste ano, nenhuma medida que proíba a venda de bebidas alcoólicas durante a realização das eleições. A Fecomércio MG destaca ainda que as empresas que optarem por manter o funcionamento neste domingo (02), devem conceder tempo suficiente para que os funcionários possam exercer seu direito ao direito. Contudo, o funcionário que comparecer ao local de trabalho embriagado, poderá ser dispensado por justa causa nos termos do artigo 482, alínea “F” da CLT. Segurança nas eleições O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), coordenado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), funcionará em capacidade totalter para garantir a tranquilidade da votação, monitorando cerca de 1.400 câmeras instaladas em pontos estratégicos da capital e da Região Metropolitana de Belo Horizonte. A estrutura da Segurança Pública também estará presente no Gabinete Institucional de Segurança, no TRE, com a presença de seus representantes: Sejusp, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e outras instituições responsáveis por discussões e deliberações afetas ao assunto segurança pública durante o sufrágio de outubro. Para garantir mais segurança aos cidadãos durante todo o domingo, a Polícia Militar divulgou medidas de segurança, como ampliar a atuação de maneira ininterrupta, antes, durante e imediatamente após as eleições, nas proximidades dos locais de votação. Já a Polícia Civil, no exercício das funções de polícia judiciária, trabalha em diretrizes e na definição de ações de segurança, inteligência e de riscos para o pleito atual, e atuará de forma supletiva em mais de 250 municípios e comarcas, empreendendo esforços na instauração de procedimentos investigativos, na apuração de crimes de toda natureza e contravenções penais. *Com informações da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais